sábado, 18 de agosto de 2012

Desfralde


Aqui estão algumas dicas para as mamães

 do B II e M I para ajudar 

no processo de desfralde .

A psicóloga Adriana Zanonato explica como deve ser feito o desfralde

Qual é a idade ideal para iniciar o desfralde?
Entre os 18 e 24 meses, a criança começa a ter o controle sobre os esfíncteres, portanto, nessa época é a hora de começar a pensar no desfralde. É importante lembrar que o início do processo de controle pode ocorrer entre a idade de 1 ano e 8 meses e 2 anos e 3 meses, variando de acordo com o desenvolvimento psicomotor de cada criança.  As meninas, em geral, começam o processo antes do que os meninos.
Essa idade varia de criança para criança?
As crianças adquirem controle da bexiga e do intestino na época apropriada para cada uma delas. Elas precisam estar maduras fisica e emocionalmente, caso contrário é melhor aguardar um pouco mais para iniciar o desfralde. O controle do cocô durante o dia, depois durante a noite, e o mesmo com o xixi durante o dia e à noite, acontecem em momentos diferentes, numa sequência natural. A maioria das crianças começa dar sinais que está pronta para deixar as fraldas durante o dia entre dezoito meses e dois anos e meio de idade. O total controle da bexiga e do intestino se dá, geralmente, depois dos dois anos e meio, podendo a retirada total das fraldas à noite acontecer até os três ou quatro anos de idade. Somente devemos pensar em encoprese ou enurese, nomes técnicos para a ausência de controle esfincteriano disfuncional, após os quatro e meio ou cinco anos.
Como saber que é a hora certa?
A criança mostra, gesticulando ou mesmo falando, que está incomodada com alguma coisa, já não se sente bem com a fralda suja ou molhada. Passa a informar quando vai fazer xixi ou cocô. Começa a demonstrar interesse ou curiosidade quando ela está no banheiro com os pais. Na retirada da fralda noturna um dos sinais de que a criança está pronta para a retirada  é o  acordar seguidamente com a fralda seca .
Como o desfralde deve ser feito?
Muita calma nessa hora! Relaxe! Encoraje seu filho – as crianças precisam perceber que isso é natural e que todos passam por isso. Converse abertamente com seu filho. Utilize alguns recursos lúdicos, você pode ler algumas estorinhas que tratem do tema ou mesmo criar alguma junto ao seu filho. Pode premiar a criança com carimbos ou estrelinhas, cada vez que conseguir utilizar o peniquinho, mesmo que antes de chegar ao peniquinho tenha deixado escapar alguma coisa.
Tenha paciência com a criança e respeite o seu tempo, com naturalidade. Uma vez iniciado o processo de retirada das fraldas, é necessário que ele aconteça de uma só vez, pois se houver um retrocesso, a criança pode entender como um fracasso e se retrair. Já tendo tirado a fralda, é interessante também observar o horário que a criança geralmente faz xixi e cocô, para levá-la ao penico ou ao redutor de assento por volta dessa hora. Recomenda-se aos pais retirar primeiro as fraldas diurnas para depois, quando tiverem certeza de que a criança já está treinada , darem início ao processo da retirada das fraldas noturnas.
O processo do desfralde é longo? Quanto tempo geralmente dura?
Normalmente leva em média em torno de seis meses após o inicio do controle, para que se efetive. Em nosso clima muito variado, é sempre mais fácil fazer-se isso no período mais quente do que no inverno, muitas vezes frio é desconfortável para o treinamento da criança.
Como proceder nas vezes em que a criança não consegue avisar que precisa ir ao banheiro?
Não repreender de forma agressiva, nem castigar a criança. É importante, cada vez que a criança fizer xixi na calça, explicar para ela que o lugar certo para fazer xixi é o peniquinho ou o vaso sanitário. Leve a criança até o banheiro, faça sua higiene, envolva-a na lavagem da calcinha ou da cueca. Troque a roupa dela com naturalidade, sem estresse. No princípio, isso ocorrerá muitas vezes.
Ajuda se os pais comprarem cuecas e calcinhas temáticas, com os personagens preferidos da criança?
As cueacas e calcinhas temáticas podem ser usadas como um reforço, para que a crianças utilize o peniquinho. Por exemplo, se comprar uma cueca de um super-heroi – “o Batman”, por exemplo –  você pode utilizar isso com a criança falando-lhe que “o Batman não gostaria de ficar todo  xixizado”. 
Quais são as consequências que o desfralde prematuro pode ter?
Um dos problemas que essa postura parental pode trazer é o desenvolvimento de um sentido demasiado forte de controle, o que pode acarretar mais tarde traços de personalidade obsessiva, que sempre podem dificultar um pouco a vida dos indivíduos. Prisão de ventre também poderá, eventualmente, estar relacionada com esse tipo de postura demasiado rígida com os controles esfincterianos.
Existe um período do ano mais propício para isso?
Sim, sem dúvida durante o verão é sempre mais fácil. 
O que é mais recomendado para essa fase? Penico? Redutor de vaso?
Cada família deve escolher o processo que melhor lhe pareça, ambos são adequados e podem levar ao mesmo resultado final. O redutor de tem alguma vantagem por fazer com que a criança já se acostume, desde o início, com o vaso sanitário que irá usar pelo resto da vida. O peniquinho ainda exigirá uma transição, mas tem a vantagem de poder ser utilizado em peças diferentes da casa, o que pode ser facilitador em algumas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário